2023-03-29

Fazia diferença se tivessem mais um ou mais cinquenta anos de vida?

Aos trinta e um anos, Lara da Rocha Vaz Pato, mulher independente e com uma carreira de sucesso num mundo dominado por homens, descobre que sofre de uma variante rara de cancro do pulmão e que não lhe resta muito tempo de vida. Uma Mulher com Cancro, Um Psicólogo e Uma Virgem Entram num Death Café reúne os textos inteligentes e divertidos de alguém que descobre na escrita uma forma audaz de lidar com o seu destino trágico.

Partilhar:

Originalmente escritos em inglês, foram publicados no blogue da autora entre março de 2021 e abril de 2022. O livro chega às livrarias a 6 de abril. A sessão de lançamento decorre a 15 de abril, às 16h00, na LER Devagar, em Lisboa. Com apresentação de Dulce Maria Cardoso e Afonso Reis Cabral.

Lara da Rocha Vaz Pato morreu a 27 de maio de 2022. Era formada em Física Teórica e tinha um doutoramento em Engenharia Biomédica. Perdeu a mãe aos doze anos e o pai na semana em que lhe foi – a ela – diagnosticada a doença terminal. Além da escrita, a passagem pelo stand up também a ajudou a lidar com a perda e o medo. «Escrever é terapêutico e divertido, e isso agora é muito mais importante para mim do que as opções na minha carreira.»

É com muitos sorrisos e algumas gargalhadas que se leem os textos deste livro, que inclui o relato de uma inesperada e hilariante participação num Death Café, um fórum em que as pessoas falam sobre o temor da morte; uma curiosa visita a um cemitério; e muitos pensamentos sobre o sentido da vida. «Estou a viver um dia de cada vez. Nesta minha nova identidade, o meu único emprego é ser feliz. Agora. E é dos empregos mais importantes que tive.»