2021-07-02

As mais incríveis histórias do mundo mágico do fundo do mar.

Tudo o que está escrito neste livro é absolutamente verdadeiro, garante Bill François, ator e humorista apaixonado pelos oceanos. A história da sua paixão pelo fundo do mar, pelo mundo subaquático e pela vida marinha vem da infância e acompanha-o até hoje. É doutorado em hidrodinâmica e autor do livro A Eloquência da Sardinha, que a Quetzal faz chegar às livrarias com tradução de Sandra Silva a 8 de julho.

Partilhar:

Num registo leve, bem-humorado e adequado a todos os leitores e não leitores, a proposta de Bill François é a de escutar o misterioso silêncio do fundo dos oceanos para descobrir a linguagem, os rituais e as formas de comunicação das espécies que falam, flutuam e dançam sob as águas. «As histórias do mar ainda são mais selvagens, indomáveis. É certamente por essa razão que nenhuma sardinha escreve livros.»

Os salmões da Gronelândia recordam os perfumes da Bretanha e regressam ao lugar onde nasceram. O ruído provocado pelos arenques confundiu a marinha sueca, que pensou tratar-se de um submarino russo. As conchas das vieiras emitem cânticos no fundo do mar e foi o bacalhau que descobriu a América. Bill François transporta-nos com simplicidade e humor ao encontro das baleias que fazem música e da destreza do atum-rabilho, e faz-nos ouvir a voz do cavalo-marinho.

«Quanto ao modo como a sardinha me contou a sua história, peço-vos que acreditem na minha palavra.» Um livro maravilhoso sobre os mistérios do fundo do mar e os seus habitantes cheios de segredos e poderes mágicos. Disponível a 8 de julho.