2021-03-25

Almoço de Domingo chega hoje às livrarias.

Chega hoje às livrarias o mais recente romance de José Luís Peixoto, Almoço de Domingo, um livro cujo fio narrativo se desenrola ao longo dos próximos três dias: 26, 27 e 28 de março de 2021, datas que servem de mote para revisitar a memória do senhor Rui, que completa no domingo noventa anos. Dias que misturam ficção e realidade e que os leitores vão poder apreciar já a partir de hoje, mergulhando nas recordações de Manuel Rui Azinhais Nabeiro, fundador da Delta feito Comendador.

Partilhar:

Este é um romance biográfico que reconstrói parte da história portuguesa, olhada a partir de Campo Maior e das memórias de um homem que nasceu em 1931. A sua vida é um filme cheio de aventuras, enredos de risco, apostas negociais, incursões políticas – e os segredos nunca conta-dos por detrás de um sorriso. Até hoje.

Em pano de fundo, o Alentejo da raia, onde o contrabando é a resistência contra a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de Abril, por figuras como Marcello Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo. Do próximo domingo.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK