Pela Terra Alheia percorre Espanha, Argentina, França, Alemanha e Itália; as descrições e narrativas de Ramalho Ortigão mostram um evidente apreço pelo detalhe, bem como o seu deslumbramento pelas cidades e paragens que visita. Simultaneamente romântico e cosmopolita, o autor de As Praias de Portugal é um viajante culto e informado, desejoso da companhia do leitor; os seus textos são visuais, enaltecem a paisagem (descrevendo-a em pinceladas fortes), elogiam ou riem dos costumes e dos hábitos estranhos, constroem um ideal de civilização onde o homem é substituído pelo gentleman e a curiosidade é tão eterna como as paragens por onde nos leva, concebendo-se a si mesmo como «um risonho fantasma de pé leve».
Ramalho Ortigão foi redescoberto pelo livro As Praias de Portugal. Guia do Banhista e do Viajante e, depois, já na coleção Terra Incognita, pelo seu belo livro sobre as termas portuguesas – Banhos de Caldas e Águas Minerais. A Quetzal vai ainda publicar mais dois livros de viagens de Ramalho Ortigão, o grande companheiro de Eça de Queirós.
••••
Terra Incognita é o nome da nova coleção de literatura da Quetzal. Mais do que livros de viagens, com um formato especial, Terra Incognita reúne títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento.