Nunca um livro disse coisas tão cruas acerca do país. Nunca os holandeses gostaram tanto de um livro tão mordaz (e divertido) sobre eles próprios. Com os Holandeses foi o primeiro livro de J. Rentes de Carvalho no catálogo da Quetzal. Nele, escreveu sobre a frieza, a desconfiança, a avareza, a brusquidão, a falta de cortesia, o mau gosto gastronómico, a religião, a suscetibilidade, a capacidade de organização, o apelo da eficácia, o egoísmo, a solidariedade, a harmonia arquitetónica, o combate à pobreza, o individualismo e o paternalismo, a sua arte da precisão, o carácter cumpridor. O resultado é um livro com momentos hilariantes no qual os holandeses se reconheceram – e que premiaram com muitas e sucessivas edições. Uma obra assim é, naturalmente, um incentivo à viagem pelos esconderijos desse país tolerante e capaz de ser amável.
«Mostra os hábitos, vícios e virtudes dos holandeses, essa multidão sempre incompleta (como todos os povos), sem repisar “o tema dos canais, dos moinhos, das tulipas ou dos velhos mestres das pinturas”, que tanto são linhas mestras da sua identidade e da sua pai-sagem como bugigangas turísticas de recurso fácil.»
••••
Terra Incognita é o nome da coleção de literatura de viagens da Quetzal. Mais do que livros de viagens com um formato especial, Terra Incognita reúne títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento.