2018-05-22

J. Rentes de Carvalho é o Autor do Mês na histórica Livraria Lello, no Porto.

J. Rentes de Carvalho é o Autor do Mês da histórica Livraria Lello, no Porto. Hoje, 22 de maio, às 18h00, o autor participa de uma conversa com o Director Editorial da Quetzal Editores, Francisco José Viegas, e de uma sessão de autógrafos.

Partilhar:
De ascendência transmontana, J. Rentes de Carvalho nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia, onde viveu até 1945. Frequentou no Porto o Liceu Alexandre Herculano, e mais tarde os de Viana do Castelo e de Vila Real, tendo cursado Românicas e Direito em Lisboa - onde cumpriu o serviço militar. Obrigado a abandonar o país por motivos políticos, viveu no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova Iorque e Paris, trabalhando para jornais como O Estado de São Paulo, O Globo ou a revista O Cruzeiro. Em 1956 passou a viver em Amesterdão, na Holanda, como assessor do adido comercial da Embaixada do Brasil. Licenciou-se (com uma tese sobre Raul Brandão) na Univ. de Amesterdão, onde foi docente de Literatura Portuguesa entre 1964 e 1988. Dedica-se desde então exclusivamente à escrita e a uma vasta colaboração em jornais portugueses, brasileiros, belgas e holandeses, além de várias revistas literárias. A sua bibliografia inclui romances (entre eles, «Montedor», 1968, «O Rebate», 1971, «A Sétima Onda», 1984, «Ernestina», 1998, «A Amante Holandesa», 2003), contos, diário («Tempo Contado» ou «Tempo sem Tempo»), crónica («Mazagran», 1992) e guias de viagem. O seu «Portugal, een gids voor vrienden» («Portugal, Um Guia para Amigos»), de 1988, esgotou dez edições. «Com os Holandeses» («Waar die andere God woont», publicado originalmente em neerlandês, em 1972, e um sucesso editorial na Holanda) é a primeira obra de J. Rentes de Carvalho no catálogo da Quetzal. O mais recente título de Rentes de Carvalho é «Gods Toorn over Nderland - A Ira de Deus sobre a Holanda». Em 2012 foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura Biográfica APE/Câmara Municipal de Castelo Branco 2010-2011 com o livro «Tempo Contado». 

A entrada é livre. Muito obrigada.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK