2018-04-10

Chega amanhã às livrarias portuguesas «O Século dos Prodígios»

Ensaio de Onésimo Teotónio Almeida: A invenção da ciência – e do mundo

Partilhar:
Durante as últimas décadas, como professor em universidades americanas, Onésimo Teotónio Almeida viu-se no papel de historiador da ciência portuguesa – papel para o qual, admite na introdução de «O Século dos Prodígios», nem sempre estava tão preparado quanto desejava, mas que foi aprofundando com cuidada análise e recolha de informação.

Num momento em que se discute a importância e a natureza dos Descobrimentos, o autor lembra o carácter pioneiro da ciência portuguesa desse período – o nosso século XVI foi, verdadeiramente, um século de prodígios, cheio de inovação, de curiosidades e de especulação. 

Em «O Século dos Prodígios», Onésimo Teotónio Almeida presta especial atenção aos séculos XV e XVI, afastando-se tanto da perspetiva nacionalista (na qual incorrem com frequência os historiadores portugueses), como da indiferença que geralmente marca a historiografia anglo-saxónica – ao ignorar o papel que Portugal teve na história da ciência e do conhecimento. 

A sessão de lançamento decorre a 9 de novembro, às 18:30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Francisco Contente Domingues.