A Cerimónia do Adeus
Ainda se sentiam as ondas de choque do Maio de 68, momento em que fora necessário repensar tudo. Beauvoir afirma que Sartre pensa contra si próprio e considera-o o «novo intelectual» (por oposição ao clássico), o que tende a fundir-se com as massas para fazer triunfar a verdade universal.
Em 1971, por exemplo, serão relatadas as posições de Sartre em relação à questão basca e ao caso Padilla - e a carta aberta que Sartre escreveu a Fidel Castro em defesa do escritor cubano. Em 1972, Sartre crê ter esgotado o seu manancial de saúde. em 1973, surgem as primeiras confusões mentais. Sartre clama que já não consegue trabalhar.
No entanto, o convívio com raparigas e mulheres jovens continua a entretê-lo e ele continua a beber e a fumar às escondidas. Em 1980, voltou-se para Deus. No mesmo ano, entrou em coma e morreu. As suas cinzas estão no cemitério de Montparnasse.
Um livro fundamental para o conhecimento do grande filósofo e autor de O Ser e o Nada, do fim de uma época - e da relação com a pensadora e escritora que foi, até ao fim, a sua parceira.