2025-06-24

Viver o fim do mundo com Boualem Sansal.

«Quando não estamos seguros de nada, a prudência recomenda que nos agarremos à promessa mais ténue.» Não podia ser mais atual esta frase do romance Viver. A Contagem Decrescente, do franco-argelino Boualem Sansal, autor da distopia 2084, detido político na Argélia desde final do ano passado. Aos 75 anos, doente e condenado a cinco anos de prisão, Sansal propõe uma nova história que aborda o fim do mundo.

Partilhar:

O que faríamos se soubéssemos que nos restavam pouco mais de dois anos (780 dias mais precisamente) para a presença humana se extinguir na Terra? Com a sua verve cáustica e mordaz, Boualem Sansal imagina que a fundação de uma nova Humanidade pode ser entregue a uma pequena minoria de «Convocados» selecionados por um poder misterioso. Mas como chegar à lista final dos eleitos que hão de ser conduzidos em segurança para um novo planeta?

Paolo é um desses «Convocados» e tem por missão escolher seres dignos de confiança para participarem nessa viagem para longe da Terra. Como assegurar que se fazem as escolhas acertadas? Ou que apenas se salvam os poderosos, os políticos, os mafiosos, os religiosos de várias as convicções?

Viver. A Contagem Decrescente chega às livrarias nacionais a 26 de junho, com tradução de Luísa Mellid-Franco.