2022-09-28

Prémio Goncourt 2021: «Uma vertigem em que os questionamentos literários respondem às questões da própria vida.»

Quem era T.C. Elimane? Onde encontrar o seu livro O Labirinto do Inumano? A Mais Secreta Memória dos Homens, obra com que Mohamed Mbougar Sarr conquistou o Prémio Goncourt em 2021, embala o leitor na demanda pelo romancista misterioso e o seu livro mítico, enquanto questiona a literatura e o lugar do escritor no mundo. Uma viagem que é também um tributo a Roberto Bolaño, Yambo Ouologuem e ao poder da literatura. Com tradução de Cristina Rodriguez e Artur Guerra, A Mais Secreta Memória dos Homens chega às livrarias a 6 de outubro.

Partilhar:

«Uma só das suas páginas era suficiente para nos dar a certeza de que líamos um escritor, um hápax, um daqueles astros que só aparecem uma vez no céu de uma literatura», escreve o narrador acerca d’ O Labirinto do Inumano, e o mesmo podemos nós afirmar sobre o autor de A Mais Secreta Memória dos Homens.

Com esta epopeia extraordinária através de geografias e gerações, das grandes tragédias da História, da vida e obra dos escritores – sempre no encalço de Elimane e de uma literatura que seja forma suprema de vida e redenção – o senegalês Mohamed Mbougar Sarr é já, com apenas 32 anos, um dos mais relevantes escritores de língua francesa da atualidade.

De grande energia e originalidade, com uma pujança narrativa e uma versatilidade estilística raras, o romance foi finalista de vários prémios literários franceses do ano, antes de conquistar o Goncourt. A crítica foi unânime, aclamando-o uma obra-prima.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK