2021-05-11

Os Altruístas. Ou sobre como ser uma boa pessoa no século XXI.

Um pai desesperado, dois filhos jovens adultos, uma namorada muito mais nova e uma ex-mulher morta estão no centro do aclamado romance de estreia de Andrew Ridker, que a Quetzal Editores publica a 20 de maio, com tradução de Vasco Teles de Menezes. Os Altruístas é uma saga familiar do século XXI, sombria e divertida, que anuncia uma carreira literária de grande fulgor. Um romance sobre dinheiro, privilégio, política, cultura universitária, namoro, infidelidade, indústria cervejeira americana e o que significa «ser uma boa pessoa».

Partilhar:

Arthur Alter está metido em sarilhos. Mediano professor universitário de Engenharia no Midwest, não consegue pagar a hipoteca da casa, vive exasperado com a namorada (uma medievalista trinta anos mais nova) e os filhos não falam com ele. Há ainda a questão da pequena fortuna que a sua desaparecida mulher, Francine Klein, manteve secreta e que foi herdada diretamente pelos filhos.

Os filhos são Ethan, um jovem sensível e sexualmente confuso, que vive em reclusão e do dinheiro deixado pela mãe; e Maggie, que pratica um estilo de vida nobre de sentimentos e ações, num regime de pobreza autoimposta. Na tentativa de uma reconciliação – motivada pela premência de um resgate financeiro –, Arthur convida ambos (que agora vivem em Nova Iorque) para passarem os dias de Páscoa na casa de família. É nessa altura que se abre a caixa de Pandora: de onde saem ressentimentos e antigas memórias, sobretudo de Francine, a matriarca, cuja vida pode conter a chave para a coesão da família.

Na senda de Correções, de Jonathan Franzen, e com reminiscências da prosa de Philip Roth e Zadie Smith, Os Altruístas foi já publicado em duas dezenas de países. Um romance recomendado pelo New York Times e pela Paris Review.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK