2021-09-13

Nova biografia assinala 700 anos da morte de Dante Alighieri.

Alessandro Barbero, galardoado professor e historiador especializado na Idade Média e em história italiana, escreve Dante. Uma Vida, a nova biografia daquele que é o maior dos poetas italianos, cujo 700.º aniversário da morte se assinala amanhã. Enorme êxito editorial em Itália e em França, o livro que a Quetzal publica a 16 de setembro, com tradução de Artur Guerra e José Colaço Barreiros, revela os mistérios de um poeta genial e obscuro, nome incontornável da cultura literária universal.

Partilhar:

A 14 de setembro de 1321 morre, aos 56 anos, Dante Alighieri, autor de Vida Nova e Divina Comédia. Alessandro Barbero segue a vida de Dante desde a adolescência como filho de um usurário, pertencendo já ao mundo dos nobres e dos escritores; depois, nos corredores escuros da política, onde os ideais são destruídos pela realidade mesquinha do ódio partidário e da corrupção desenfreada; finalmente, nas peregrinações do exílio, onde o poeta descobre a pluralidade da Itália do século XIV, entre metrópoles comerciais, cortes de cavaleiros e conspirações.

Este livro aborda o vazio, o silêncio e a incerteza de toda a vida de Dante, mostrando como uma existência tão complexa e atribulada – feita de exílios e vinganças, de solidão e paixões – se reflete numa obra paradoxal, inovadora e fascinante pela quantidade de leituras que gerou ao longo dos tempos e pela sua influência junto de todos os grandes autores clássicos do nosso cânone.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK