2022-11-03

Ler São Paulo à luz dos dias de hoje, por José Tolentino Mendonça

Num mundo em crise, o Cardeal Tolentino Mendonça propõe-nos a redescoberta de um dos pensadores fundamentais do Ocidente, São Paulo. De perseguidor dos Cristãos, Paulo mudou o curso da sua vida e converteu-se à mensagem de Jesus Cristo. Reler os seus textos e entender os seus ensinamentos à luz dos dias de hoje é a proposta de José Tolentino Mendonça no livro Metamorfose Necessária. Reler São Paulo.

Partilhar:

«Uma questão que se tem colocado entre os estudiosos é a de como avaliar a metamorfose que ocorreu em Paulo: trata-se de um chamamento ou de uma conversão?», escreve o recém-empossado prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, no Vaticano. «Paulo é o primeiro a reportar uma narração da última ceia de Jesus, introduzida como uma fórmula solene (…) Paulo fala da ressurreição de Jesus Cristo com palavras ardentes e irremovíveis (…) Paulo é, em síntese, um extraordinário confessor da fé, um místico que não imaginava ser possível viver sem Cristo.»

O novo livro de José Tolentino Mendonça é uma viagem pela história intelectual do Cristianismo: um ensaio sobre São Paulo e o seu contributo para os tempos presentes. «Paulo não pensa apenas o destino dos crentes. Ele reflete sobre as questões do destino humano e da metamorfose do mundo.» Apresentado como uma conversa aberta e plural, Metamorfose Necessária. Reler São Paulo é um livro fundamental para retomar o prazer de ler um dos grandes autores da nossa civilização.

Nas livrarias a 10 de novembro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK