2023-07-11

J. Rentes de Carvalho e o fascínio pelos lindos braços da Júlia da farmácia.

Esgotado há muito e um dos livros mais procurados de J. Rentes de Carvalho, Os Lindos Braços da Júlia da Farmácia é um título essencial na bibliografia do autor, reunindo alguns dos seus melhores contos de sempre. Em cada história de J. Rentes de Carvalho estamos todos nós. Observadores e observados, criaturas e criadores, adoradores de enigmas, cómicos ou envergonhados. É o que somos, personagens à deriva.

Partilhar:

«Os braços da Júlia da farmácia ainda um dia o deitam a perder. No emprego usa a bata branca do regulamento, mas na rua, mal o tempo aquece, passeia-os em todos o esplendor da nudez, e a impressão que tem é que ela faz aquilo de propósito, com a única intenção de lhe acender calores que julgava extintos.»

Aos 93 anos do autor, a Quetzal orgulha-se de continuar a ter disponíveis todos os livros de J. Rentes de Carvalho. Nas páginas de Os Lindos Braços da Júlia da Farmácia vagueiam personagens malandras, pérfidas, generosas ou desconhecidas, e convida-se o leitor a descobrir tudo sobre o crime passional de Bebé Almeida ou onde fica a Quinta do Mobutu, a conhecer a crueldade de um filantropo inglês e a rever o desfile da Mocidade Portuguesa em dezembro de 1944. Sem qualquer pudor, visitamos o afamado bordel de Madame Blanche e emocionamo-nos com os pormenores de uma paixão tórrida em Sevilha, ao mesmo tempo que recordamos aventuras de crime e contrabando nas margens do rio Minho.

A reedição fica disponível a 13 de julho.