2019-03-15

Habemus grammaticam!

Chega hoje às livrarias a já anunciada «Nova Gramática do Latim», de Frederico Lourenço

Partilhar:
Chega hoje às livrarias a já anunciada «Nova Gramática do Latim», de Frederico Lourenço. Esta é a primeira gramática latina publicada desde 1974. Uma gramática moderna e atualizada do latim, escrita pelo mais importante dos mestres de estudos clássicos em Portugal. Um livro para todos e não apenas para latinistas. Será um instrumento de trabalho para todos os que querem escrever bem português, e uma companhia para todos os que alguma vez sentiram a nostalgia da cultura e dos estudos clássicos.

Esta «Nova Gramática do Latim» é uma obra de consulta e trabalho e, ao mesmo tempo, um livro fascinante sobre a língua latina, a sua literatura e os mistérios da língua que hoje falamos. Apesar das suas 500 páginas, procura evitar informação secundária e redundante. O enfoque está no essencial que é preciso saber para abordar a leitura de textos latinos em prosa e em verso. Todos os exemplos são retirados de latim autêntico, dos grandes autores pagãos e cristãos, sem qualquer adulteração do seu conteúdo.

«Na verdade, podemos dizer que estudar latim é um pouco como diz Vergílio na Eneida: “Entra-se numa floresta antiga”», resume Frederico Lourenço. O estudo do latim não é apenas um luxo de eruditos. É a matriz da nossa identidade, do conhecimento daquilo que somos, do que é a nossa cultura, das nossas origens.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK