2025-02-13

Com Paul Theroux e Bruce Chatwin numa viagem até ao Fim do Mundo.

Para lá do Estreito de Magalhães, numa terra inóspita, num abismo de ar rarefeito, fica a Patagónia, o país do Fim do Mundo que levou Bruce Chatwin a abandonar o emprego numa viagem que serviu de inspiração a Paul Theroux. Regresso à Patagónia é um pequeno e raro livro que junta dois dos maiores escritores de viagens do nosso tempo, agora publicado na coleção Terra Incognita, da Quetzal. Com tradução de Maria do Carmo Figueira, esta nova edição chega às livrarias a 20 de fevereiro.

Partilhar:

Nas páginas de Regresso à Patagónia, Bruce Chatwin e Paul Theroux exploram os momentos em que os «destinos finais do exílio» afetaram a imaginação literária sobre a Patagónia e para relembrar alguns dos seus viajantes extraordinários, passados e presentes – de W.H. Hudson ao Capitão Joshua Slocum e Butch Cassidy. «Reunir Chatwin e Theroux é um privilégio», escreve Francisco José Viegas, na introdução: «A inveja de quem faz essa viagem sem razão aparente – só para chegar a um ponto, para aproveitar essa dádiva quase poética que o nosso tempo permite: viajar. Perder-se e reviver.»

••••

Terra Incognita é o nome da coleção de literatura de viagens da Quetzal. Mais do que livros de viagem com um formato especial, Terra Incognita reúne títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento.