2022-04-13

Camões, a paixão, os livros, por Frederico Lourenço.

Vinte anos depois da primeira edição, chega esta semana às livrarias o único romance de Frederico Lourenço, Pode Um Desejo Imenso, como é desejo do autor. Esta versão final e definitiva incorpora O Curso das Estrelas e À Beira do Mundo, tal como idealizado por Frederico Lourenço, mas numa nova sequência.

Partilhar:

Vencedor do Prémio PEN Clube Primeira Obra (2002), Pode Um Desejo Imenso conta a história de Nuno Galvão, professor universitário de Literatura, que pensa ter descoberto a chave para a compreensão da poesia lírica de Camões: a paixão do poeta pelo jovem D. António de Noronha, de quem Camões seria percetor. Nuno está ele próprio apaixonado por um estudante, em quem projeta a história de amor por si imaginada entre o poeta quinhentista e o seu aluno. Na parte central do livro, a narrativa volta atrás, aos tempos em que o próprio Nu-no era estudante, já nessa altura ocupado com a poesia lírica de Camões e com a paixão não correspondida por um colega de curso. No final do romance, juntam-se os vários fios da história; e Nuno acaba por aprender como rumar «em direção à outra margem», onde se abre a hipótese possível de um amor feliz.

Disponível a 14 de abril.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK