2022-06-08

As várias formas do Amor, por uma das vozes mais importantes da literatura chinesa.

É com uma voz feminina e inovadora que a Quetzal Editores aproxima Ocidente e Oriente com a publicação de O Amor no Novo Milénio, o mais recente romance de Can Xue, pseudónimo de Deng Xiao-hua, cujo nome é frequente nas listas de candidatos ao Nobel da Literatura. Chega esta semana às livrarias, com tradução de Helder Moura Pereira.

Partilhar:

O Amor no Novo Milénio é um romance ambicioso, mágico, tão sombrio como cómico, que examina a natureza nebulosa e desconcertante do amor no século XXI. Nesta história, um grupo de mulheres habita um mundo vigiado, onde há relatórios falsos sobre cada um dos seus movimentos e os informadores espreitam entre canteiros de flores. Também há conspirações, sempre abundantes numa comunidade que normaliza a paranoia e a suspeita. Algumas personagens tentam fugir da realidade – seja num misterioso bordel de jogos de azar, em casas que lembram antigos impérios labirínticos ou num emaranhado de túneis e galerias que existem no subsolo. Há quem procure refúgio em regiões onde as ervas medicinais chinesas e a sabedoria milenar podem confortar ou mudar a nossa vida, e quem procure aventuras de adultério, ilusão e entretenimento.

Estas são as formas de amor do novo milénio: satíricas, trágicas, passageiras, duradouras, nebulosas e gratificantes, em cenários que tanto deixam perceber a fraude e a exploração dos outros, como são tingidos de sensibilidade, sexo, grandeza e desejo de aventura – num mundo sem Oriente nem Ocidente, onde somos apenas pessoas que precisam de sonhar.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK