2020-09-02

A mentira que mudou o rumo de um país e de um continente.

Tempos Duros é um thriller histórico e político que assinala o regresso de Mario Vargas Llosa, Prémio Nobel da Literatura, aos temas dos seus livros mais importantes. O novo romance do escritor peruano decorre na Guatemala, em 1954, quando o golpe militar orquestrado pelos Estados Unidos através da CIA provoca a queda do governo reformista eleito. De forma notável, Vargas Llosa mostra como a verdade foi sacrificada e a mentira mudou o rumo de um país e de um continente.

Partilhar:

Jacobo Árbenz, líder moderado e democraticamente eleito, foi acusado pelos seus oponentes (em conluio com o governo de Eisenhower e em defesa dos interesses económicos norte-americanos na América Central) de encorajar a entrada do comunismo soviético na Guatemala.

Neste romance apaixonante, Vargas Llosa revela-se no melhor da sua mestria roma-nesca e funde a realidade com duas ficções: a do narrador que livremente recria per-sonagens e situações; e a que foi desenhada por aqueles que quiseram controlar a política e a economia de um continente, manipulando a sua história, pondo e dispondo da vida de países que tentaram caminhos independentes.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK