2019-04-23

«1000 Frases de Camilo Castelo Branco», com organização de Luís Naves, chega amanhã às livrarias

Um livro que surge na sequência da recolha de frases de Fernando Pessoa e Vergílio Ferreira

Partilhar:
«Não condenemos os pensamentos de ninguém, antes de os examinar de raiz», escreve Camilo Castelo Branco em O Retrato de Ricardina, o mesmo Camilo Castelo Branco que, sem pudor, atira a deixa desafiadora que dá título a esta nota de imprensa em O Perfil do Marquês de Pombal. Frases que merecem o destaque que a Quetzal lhes dá em «1000 Frases de Camilo Castelo Branco», com organização de Luís Naves, um livro que surge na sequência da recolha de frases de Fernando Pessoa e Vergílio Ferreira, e que chega amanhã às livrarias. 

Camilo (1825-1890) é o nosso mais genial e inventivo romancista. Não há romance, novela ou ensaio da sua autoria que não contenha frases memoráveis, personagens trágicas ou cómicas que se exprimem de forma singular, pensamentos ousados, reflexões que apetece repetir. O seu léxico é poderoso e maleável; a sua veia, cómica (tão próxima do cinismo como da melancolia); as suas ideias, controversas. Dessa obra multifacetada e brilhante, Luís Naves recolheu exatamente 1000 frases, que traduzem o temperamento e o génio de Camilo Castelo Branco, passando por temas como o amor, a literatura, a política, entre outros.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK